A Igreja Metodista Wesleyana foi fundada em 5 de janeiro de 1967, às 14:00 horas, na cidade de Nova Friburgo – RJ. Esta Igreja é fruto de um avivamento espiritual que se manifestou na vida de seus fundadores e das igrejas que pastoreavam.
Os fundadores da Igreja Metodista Wesleyana foram Gessé Teixeira de Carvalho, Waldemar Gomes de Figueiredo, José Moreira da Silva, Idelmício Cabral dos Santos e Francisco Teodoro Batista.
Tudo começou, na verdade, em 1964, quando alguns pastores metodistas começaram a ter contato com grupos renovados de várias denominações. O resultado desses encontros foi um maior envolvimento com as doutrinas pentecostais, e alguns desses pastores metodistas foram batizados com o Espírito Santo.
Em 1966, os contatos com os grupos pentecostais aumentaram, e novos pastores aderiram ao movimento. Eram constantes as vigílias nos montes, as reuniões de oração e os retiros, o que acabou incomodando a Primeira Região (RJ) e o então bispo Natanael Inocêncio de Oliveira.
Neste mesmo ano, o bispo Natanael enviou uma circular proibindo: orar com imposição de mãos, expulsar demônios, cantar corinhos e realizar vigílias constantes.
No Concílio de 1967, os pastores foram pressionados a deixar o movimento pentecostal ou as fileiras da Igreja Metodista. O grupo chegou à conclusão de que não poderia negar o que o Espírito Santo estava fazendo em suas vidas.
Foram chamados e receberam a “carta rosinha”, pois a folha era rosa. Esta carta informava sobre o desligamento deles da Igreja Metodista.
Assim sendo, eles se reuniram e realizaram a famosa “Reunião da Ponte.” Esta reunião é muito conhecida na Igreja Metodista Wesleyana porque foi na ponte no pátio da Fundação Getúlio Vargas, às 14:00 horas, que decidiram pela fundação da Igreja Metodista Wesleyana.
O nome Igreja Metodista Wesleyana foi dado porque eles não se viam fora do Metodismo e da experiência do coração abrasado que ocorreu em 24 de maio de 1738, na Inglaterra, por meio de John Wesley.
A Quinta Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do país do Uruguai. Esta Região foi organizada no Concílio Geral de 2009 e estabelecida no dia 10 de dezembro de 2009.
Fui eleito bispo da Igreja Metodista Wesleyana em 13 de julho de 2015, e no dia 18 de julho de 2015, fui nomeado como bispo desta querida Região.
Quando aqui cheguei, me encantei, pois o povo é acolhedor e encontrei pastores, missionárias e aspirantes que se dedicam verdadeiramente.
Logo pensei em uma frase que pudesse expressar o que sinto por esta Região. A frase é: “Vem para cá, você vai adorar.” Quando pensei nela, eu a considerava em dois sentidos: 1. Preciso de você aqui para juntos adorarmos ao Senhor e 2. Você, ao vir, vai adorar estar no Sul do Brasil.
Sem dúvidas, esta é uma Região diferenciada, pois há em nosso meio algo admirável: a amizade entre os pastores, a cooperação, sem política no grupo de pastores e as Sds. Isso me faz pensar que, de fato, eles entenderam o que é ser servo no Reino de Deus.
Vamos completar 15 anos, e posso dizer: Obrigado, Senhor, por existir esta Região tão querida. Nos dê o Sul e o Uruguai, pois queremos que eles confessem que só o Senhor é Deus.
Descubra como, onde e quando adoramos a Deus. Esperamos vê-lo em breve!
Entre em contato!